terça-feira, outubro 13, 2015

Projeto Musicalidade na Alfabetização - Bandinha com Sucata



Escola Municipal João Luiz dos Santos







                   
MUSICALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO





















Professora: Eliete Pereira Soares e  Soares
                   Edna de Jesus Simões Soares Saraiva






              Bonfinópolis de Minas- outubro de 2015
Construção de Bandinha Rítmica

1- Unidade Executora:  Professoras do 2º ano B e 3º ano B da Escola Municipal João Luiz dos santos

2- Justificativa:

A Linguagem musical é concretizada por meio de Histórias cantadas , cantos diários, de rodas e brinquedos cantados, músicas clássicas e populares, sons da sala de aula e da natureza, de ruídos: do vento, da chuva, dos meios de transporte, etc., do uso e manuseio de instrumentos musicais-percussão, sopro e cordas.Assim sendo, a opção por trabalhar com uma bandinha rítmica , os alunos podem construir uma base para aprender a tocar um instrumento musical, pois a musicalização nessa fase do desenvolvimento infantil estimula o aprendizado das noções básicas para estudar um instrumento como, por exemplo, a noção de ritmo, altura, timbre, entre outros conhecimentos necessários para a aprendizagem de um instrumento musical.
Assim, propomos a construção da bandinha rítmica, pois alguns instrumento musicais são fáceis de serem feitos.

3- Objetivos Gerais:
Desenvolver as seguintes habilidades:

·         Distinguir ruídos, silêncio, sons vocais e não vocais,
·         Qualidade do som: forte e fraco, grave e agudo;
·         Criar uma bandinha rítmica com instrumentos fáceis  de fazer;
·         Inserir a criança no mundo musical sonoro;
·         Propiciar uma aprendizagem na qual a criança, além de ouvir música e cantar,possa desenvolver sua expressão corporal;
·         Fazer com que a criança torne-se um ouvinte sensível de música;
·         Entender que a bandinha rítmica é um excelente enriquecedor das atividades de Linguagem Musical.
·         Levar o próprio aluno a construir instrumentos para a nossa bandinha através de diversas latas e cabo de vassouras;
·         Apresentar a bandinha na festa das crianças.

4- Objetivos Específicos:
·         Desenvolver a musicalização que há na criança, pois a música faz parte da cultura humana;
·         Conscientizar a importância da experimentação nesta fase de Brincar com as músicas;
·         Estudar a criatividade e o espírito crítico;
·         Aprender as características dos princípios básicos da regência: o preparar, o iniciar, o terminar, a postura;
·         Chamar a atenção dos alunos para os ambientes sonoros que os cercam, iniciar com os sons de fora da escola, depois para os sons de dentro; Levar o aluno a identificar:
Ø  Altura
                       grave (baixo), regular e agudo (alto);

Ø  Intensidade
                    forte, regular e fraco;
Ø  Duração
                   longo, médio e curto;

Ø  Timbre
                      é a “cor” do som, depende só instrumento que o produz.


5- Produto Final: A

criação de uma bandinha rítmica.

6- Público Alvo:

Alunos dos  2º e 3º anos


7- Postura do Educador:

O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:
– Incentivar o aluno quando brinca usar sons espontaneamente;
– Priorizar a criatividade do aluno para que o mesmo não sinta vergonha de se expressar por meio de sons;
– Trabalhar a musicalização de maneira lúdica;
– Tomar cuidado para que os alunos não considerem as aulas de música somente como divertimento, descontração, o que fará com que eles deixem de aceitar o direcionamento do professor.

08- Duração:

 Duas semanas

09- Etapas Previstas:

– Compartilhar com os alunos o objetivo do projeto;
– Fazer um levantamento prévio dos conhecimentos que os alunos têm sobre  musicalização;
– Apresentar músicas ( Pintinho piu, Caranguejo não é peixe, O cravo, Terezinha de Jesus, Fui no Tororó, etc), os instrumentos e observar  como os alunos manuseiam e o quanto se interessam.
– Desenvolver o senso musical das crianças, sua sensibilidade, expressão, ritmo, “ouvido musical”, isso é, inserí-la no mundo musical, sonoro;
– Utilizar a música também para desenvolver e aperfeiçoar outras áreas de conhecimento como a alfabetização, o raciocínio lógico matemático, a socialização, entre outras;
– Trabalhar a melodia e a compreensão da letra;



10- Cronograma



ATIVIDADES     /     PERÍODOS
28/09
29/09 
     30/09
01/10
      02/10
05/10
07/10
1
    Elaboração do projeto
X






2
  Apresentação do projeto aos alunos

X





3
 Leitura do Livro  Senhor Flautim para identificação de tipos de instrumento musicais


X




4
Apresentação de uma bandinha industrializada para definir instrumentos a serem confeccionados


X




5
Recolhimento de sucatas pelos alunos



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6
Ensaio de cantigas para apresentação



X



7
Confecção da bandinha rítmica




X


8
Apresentação na quadra





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9
Apresentação final no encerramento da semana da criança







X
10
















11- Avaliação:

Será feita ao término de cada etapa, já que se trata de trabalho cheio de possibilidades, primando pela criticidade, socialização e participação dos alunos no processo de avaliação

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