2

Planejamento 3º ano 2º semestre

  Planejamento Semestral

Período: Agosto a dezembro de 2.010
Série: 3º ano do Ensino Fundamental
Escolas Municipais de Bonfinópolis de Minas – MG














Professoras:
                    Edna de Jesus Simões Soares Saraiva
                    Eliete Pereira Soares e Soares
           












                  Justificativa



           O planejamento visa uma ativação questionadora  que atenda os educando de acordo com a realidade sócio-cultural para que estes sejam capazes de se perceberem  integrantes do meio em que vivem como agentes transformadores, que ativem de maneira crítica,responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
           Neste planejamento deverá embasar o desenvolvimento do trabalho  dos professores que  o elaboraram. O mesmo foi elaborado de acordo com os PCNs e do conhecimento prévio do contexto sócio-cultural em que nossos educando estão inseridos.
          Assim sendo, temos plena consciência de que este planejamento é flexível e deverá sofrer modificações quando estas se fizerem necessárias.  

Objetivos Gerais


·        Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em sua capacidade;afetiva cognitiva, ética, de inter-relação pessoal de inserção  social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e   no exercício da cidadania.
·        Proporcionar o aluno a oportunidade de criar, tornando um cidadão  crítico e consciente do seu papel na sociedade.

Português
Objetivos Específicos
·        Vivenciar as diversas possibilidades da língua portuguesa em seu diferente uso;
·        Desenvolver habilidades da leitura;
·        Interpretar o conteúdo do texto;
·        Identificar título, tema, personagens e ação do texto;
·        Ler todos os textos com ritmo, entonação e pontuação correta;
·        Estimular a criatividade do aluno utilizando-se dos conhecimentos pessoais;
·        Desenvolver a habilidade de usar  a flexão de número, gênero  e grau do substantivo;
·        Operar com estas flexões;
·        Desenvolver  a habilidade de usar  pronomes como mecanismo de coesão por referência;
·        Desenvolver a habilidade de reconhecer  e usar tempos verbais;
·        Reconhecer verbos em frases;

Eixos Temáticos
·        Esgotar planejamento anterior;
·        Textos :  poéticos, instrucional, contos , literários, fábulas, jornalísticos, humorístico  e tirinhas.
·         Estudos dos textos;
·        Produção de Textos;
·        Atividades do Projeto CIRANDA DO SABER;
·        Acentos agudo e circunflexo  e til;
·        Classificar palavra quanto a tonicidade;
·        Substantivo coletivo;
·        Grau do Substantivo
·        Pronome pessoal;
·        Adjetivos;
·        Tempos verbais;
Ortografia
·        Palavras começadas com des e dez;
·        Palavras com ge/gi, je/ji;
·        Palavras com NS;
·        Palavras terminadas em r + am e r + ão;
·        Palavras com gua/gue/gui;
·        Sons do X;












Eixos Temáticos
1- Continuar multiplicação;
2- Divisão;
3- Medidas de Tempo;
·        Noções de hora e minuto;
·        As horas a partir do meio dia;
·        Outras medidas de tempo;
4- Medidas de comprimento;
·        Unidade fundamental: o metro
5- Noções de geometria;
·        Sólidos geométricos;
·        Linhas abertas e linhas curvas;
6- Figuras geométricas;
·        Noções de polígonos( formas geométricas);
·        Circunferência e círculo;
7- Frações;
·        Metade ou meio;
·        Terça parte;
·        Quarta parte
·        Outras partes do inteiro;
8- Medidas  de massa;
·        Unidade fundamental: o grama;
·        O quilograma;
·        Balanças;
9- Medidas de capacidade;
·        Unidade fundamental; o litro;


História
Objetivos Específicos:
·        Entender a função dos meios de transporte no presente e no passado.
·        Comparar meios de transporte ao longo do tempo.
·        Perceber a função do tropeiro no transporte do passado.

·        Conhecer exemplos de embarcações tradicionais.

·        Descobrir a história da invenção do avião e a biografia de Santos Dumont
·        Desenvolver a noção de respeito  às regras de civilidade e de convivência social no processo de formação da cidadania.
·        Entender a função dos meios de comunicação.
·        Perceber a permanência de formas de comunicação antigas e
               modernas.
·        Conhecer e valorizar a comunicação impressa.

·        Contextualizar o surgimento da TV no Brasil.
·        Refletir sobre as mudanças nos meios de comunicação no
                presente.
·        Apontar aspectos positivos e negativos dos novos meios de
                comunicação.



Eixo Temático
1-     Meios de Transporte: passado e presente, por terra.
2-     Meios de transporte pelas águas e pelos ares.
3-     Meios de comunicação
·        Comunicação é universal;
·        Outros meios de comunicação.
4-     As formas de governo
·         Os três poderes.

5-     É hora de se divertir
6-     É hora de aprender e sonhar.


Geografia

Objetivos específicos
·        Identificar mudanças e permanências no ambiente urbano;
·        Reconhecer as características das paisagens rurais.
·        Representar, por meio de desenhos as paisagens rurais.
·        Identificar os tipos de trabalho desenvolvidos no espaço rural.
·        Refletir sobre a importância do trabalho no espaço rural.
·        Refletir sobre a questão da distribuição dos alimentos.



Eixos Temáticos

1.     As agressões ao ambiente urbano.
2.     O Espaço rural:
·        O trabalho e as paisagens rurais;
·        Os trabalhadores e os cuidados com a terra;
·        Criar e transformar no espaço rural;
·        A questão da alimentação;
3.     Integração campo-cidade
4.     Projeto semeando
Ciências

Objetivos Específicos
·        Compreender que as plantas apresentam ciclo vital.
·        Reconhecer que as sementes necessitam de condições
          específicas para germinar.
·        Reconhecer as principais partes do corpo de uma planta com flores.
·        Identificar a folha como órgão da respiração e principal árgão realizador da fotossíntese.
·        Identificar o caule como órgão sustentador e condutor.
·        Identificar a raiz como órgão que fixa a planta ao ambiente, retira água e sais minerais do ambiente e armazena reservas para a planta.
·        Conhecer o ciclo vital dos animais.
·        Adquirir noções-de classificação dos seres vivos por
          suas características comuns.
·        Diferenciar os animais por sua forma de nascimento: do
          corpo da mãe (vivíparos) ou de ovos (ovíparos).
·        Compreender a metamorfose como um processo de
        desenvolvimento e transformação no corpo de muitos animais.
·        Distinguir animais vertebrados e invertebrados
·        Classificar vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves
         e mamíferos.
·        Reconhecer que os bebês humanos são gerados no interior
           do corpo das mães, durante um período de nove      meses.
·        Conhecer algumas características dos períodos da vida dos
           seres humanos: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
·        Respeitar e valorizar as diferenças de idade das pessoas.

  Eixos  Temáticos


1.     Esgotar planejamento anterior;
2.     Conhecendo os animais
·        As características dos animais;
·        A locomoção e alimentação dos animais;
      3. Animais vertebrados   e animais invertebrados
      4. Como são os seres humanos.
·        As características dos seres humanos
·        O corpo humano.

 Desenvolvimento Metodológico

·        Aula expositiva;
·        Debates;
·        Trabalhos;
·        Trabalhos em grupo;
·        Pesquisas;
·        Entrevistas;
·        Aula  de campo;
·        Mural;
·        Acróstico;
·        Paródia;
·        Música;
·        Aula diologada;
·        Aula com DVD’s , CD’s, Vídeo;
·        Aula experimental;
·        Receitas;
·        Vendinhas;
·        Cantinho do leitor;
·        Painel cultural


   Recursos   Humanos
·        Professor;
·        Aluno;
·        Convidado;
·        Supervisão e direção.

   Recursos Didáticos
·        Quadro e giz;
·        Folha mimeografada;
·        Cartazes;
·        Tesoura, cola,lápis de cor,pincéis;
·        Régua;
·        Livros;
·        Dicionários;
·        Material dourado;
·        Revistas;
·        Livros infantis;


                     Avaliação

·        Formativa, contínua e processual.


Diagnóstica

·        Comportamento;
·        Assiduidade;
·        Participação;
·        Respeito;
·        Organização; 
·        Interesse;      

   Classificatória
·        Trabalho;
·        Teste;
·        Prova;
·        Debate;


















   





2 comentários:

jose leoncio santos

sensacional amei todas as dicas.vou sempre visitar esse site.

Maria Amélia Marques

Amei tudo. Excelente planejamento. valeu visitar esse site.

Postar um comentário

"Só desperta paixão em ensinar, quem tem paixão em aprender !!!" Paulo Freire