1

Dinâmicas para o 1º dia de aula


        Dinâmicas de Integração para Alunos - A Batata Quente
Dinâmica de integração de alunos muito divertida que promove a interação entre os participantes.

Tema: Perguntas para avaliação ou revisão. Duração: 10 minutos

Público: estudantes em geral.

Material: 1 saco, perguntas em pedaços de papel, brindes (no mesmo número que as perguntas), aparelho de som e cd com uma música animada.

Coloque as crianças em círculo. Elas terão de passar o saco com as perguntas dentro enquanto a música é tocada. Não vale demorar-se para passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser passado de mão em mão.

Quando parar a música, a criança que estiver com o saco na mão, retira uma pergunta, a lê e responde em voz alta. Caso esteja correta ganha o brinde. A brincadeira continua até que as perguntas acabem.


O Gato e o Rato - Dinâmica de integração para sala de aula
Objetivo principal é a integração em sala de aula. Duração: 10 minutos.
Público: crianças ou jovens. Material: nenhum.
As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?" As crianças da roda respondem : "Não" O Gato pergunta: "A que horas ele chega?" As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo. Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.
                         

                Dinâmica de Quebra-Gelo para Alunos - Escravos de Jó
Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido). Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:
Os escravos de jó jogavam cachangá; os escravos de jó jogavam cachangá; Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)

1º Exemplo: Os escravos de jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita); os escravos de jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (pé na sua frente na mesa), deixa o zé pereira ficar (aponta para o toquinho na frente e balança o dedo);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (passando seu toquinho para o outro da direita), zigue (volta seu toquinho da direita para o colega da esquerda), zá (volta seu toquinho para o outro da direita) (Refrão que repete duas vezes).
2º Exemplo: Faz a mesma sequência acima só para a esquerda
3º Exemplo: Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º Exemplo: Faz a mesma sequência acima em pé executando com um pé.
5º Exemplo: Faz a mesma sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.



1 comentários:

Eliana Gaspar Monteiro

Ótimas dicas!!!! Amei!!!!! Obg por compartilhar, porque nos primeiros dias de aula, acredito eu, são os mais difíceis, apesar de serem os mais gostosos, porque os alunos não conhecem a profª/profº, e tbm podem não conhecer alguns colegas de classe. Então, acho um período mto importante, tto p/ profº, como p/ o aluno, e essas dinâmicas são mto imptt, porque fazem com que haja interação de tds no gpo, que está na sala de aula. Parabéns!!!

Postar um comentário

"Só desperta paixão em ensinar, quem tem paixão em aprender !!!" Paulo Freire