Planejamento Semestral
Período: Agosto a dezembro de 2.010
Série: 3º ano do Ensino Fundamental
Escolas Municipais de Bonfinópolis de Minas – MG
Professoras:
Edna de Jesus Simões Soares Saraiva
Eliete Pereira Soares e Soares
Justificativa
O planejamento visa uma ativação questionadora que atenda os educando de acordo com a realidade sócio-cultural para que estes sejam capazes de se perceberem integrantes do meio em que vivem como agentes transformadores, que ativem de maneira crítica,responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
Neste planejamento deverá embasar o desenvolvimento do trabalho dos professores que o elaboraram. O mesmo foi elaborado de acordo com os PCNs e do conhecimento prévio do contexto sócio-cultural em que nossos educando estão inseridos.
Assim sendo, temos plena consciência de que este planejamento é flexível e deverá sofrer modificações quando estas se fizerem necessárias.
Objetivos Gerais
· Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em sua capacidade;afetiva cognitiva, ética, de inter-relação pessoal de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
· Proporcionar o aluno a oportunidade de criar, tornando um cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade.
Português
Objetivos Específicos
· Vivenciar as diversas possibilidades da língua portuguesa em seu diferente uso;
· Desenvolver habilidades da leitura;
· Interpretar o conteúdo do texto;
· Identificar título, tema, personagens e ação do texto;
· Ler todos os textos com ritmo, entonação e pontuação correta;
· Estimular a criatividade do aluno utilizando-se dos conhecimentos pessoais;
· Desenvolver a habilidade de usar a flexão de número, gênero e grau do substantivo;
· Operar com estas flexões;
· Desenvolver a habilidade de usar pronomes como mecanismo de coesão por referência;
· Desenvolver a habilidade de reconhecer e usar tempos verbais;
· Reconhecer verbos em frases;
Eixos Temáticos
· Esgotar planejamento anterior;
· Textos : poéticos, instrucional, contos , literários, fábulas, jornalísticos, humorístico e tirinhas.
· Estudos dos textos;
· Produção de Textos;
· Atividades do Projeto CIRANDA DO SABER;
· Acentos agudo e circunflexo e til;
· Classificar palavra quanto a tonicidade;
· Substantivo coletivo;
· Grau do Substantivo
· Pronome pessoal;
· Adjetivos;
· Tempos verbais;
Ortografia
· Palavras começadas com des e dez;
· Palavras com ge/gi, je/ji;
· Palavras com NS;
· Palavras terminadas em r + am e r + ão;
· Palavras com gua/gue/gui;
· Sons do X;
Eixos Temáticos
1- Continuar multiplicação;
2- Divisão;
3- Medidas de Tempo;
· Noções de hora e minuto;
· As horas a partir do meio dia;
· Outras medidas de tempo;
4- Medidas de comprimento;
· Unidade fundamental: o metro
5- Noções de geometria;
· Sólidos geométricos;
· Linhas abertas e linhas curvas;
6- Figuras geométricas;
· Noções de polígonos( formas geométricas);
· Circunferência e círculo;
7- Frações;
· Metade ou meio;
· Terça parte;
· Quarta parte
· Outras partes do inteiro;
8- Medidas de massa;
· Unidade fundamental: o grama;
· O quilograma;
· Balanças;
9- Medidas de capacidade;
· Unidade fundamental; o litro;
História
Objetivos Específicos:
· Entender a função dos meios de transporte no presente e no passado.
· Comparar meios de transporte ao longo do tempo.
· Perceber a função do tropeiro no transporte do passado.
· Conhecer exemplos de embarcações tradicionais.
· Descobrir a história da invenção do avião e a biografia de Santos Dumont
· Desenvolver a noção de respeito às regras de civilidade e de convivência social no processo de formação da cidadania.
· Entender a função dos meios de comunicação.
· Perceber a permanência de formas de comunicação antigas e
modernas.
· Conhecer e valorizar a comunicação impressa.
· Contextualizar o surgimento da TV no Brasil.
· Refletir sobre as mudanças nos meios de comunicação no
presente.
· Apontar aspectos positivos e negativos dos novos meios de
comunicação.
Eixo Temático
1- Meios de Transporte: passado e presente, por terra.
2- Meios de transporte pelas águas e pelos ares.
3- Meios de comunicação
· Comunicação é universal;
· Outros meios de comunicação.
4- As formas de governo
· Os três poderes.
5- É hora de se divertir
6- É hora de aprender e sonhar.
Geografia
Objetivos específicos
· Identificar mudanças e permanências no ambiente urbano;
· Reconhecer as características das paisagens rurais.
· Representar, por meio de desenhos as paisagens rurais.
· Identificar os tipos de trabalho desenvolvidos no espaço rural.
· Refletir sobre a importância do trabalho no espaço rural.
· Refletir sobre a questão da distribuição dos alimentos.
Eixos Temáticos
1. As agressões ao ambiente urbano.
2. O Espaço rural:
· O trabalho e as paisagens rurais;
· Os trabalhadores e os cuidados com a terra;
· Criar e transformar no espaço rural;
· A questão da alimentação;
3. Integração campo-cidade
4. Projeto semeando
Ciências
Objetivos Específicos
· Compreender que as plantas apresentam ciclo vital.
· Reconhecer que as sementes necessitam de condições
específicas para germinar.
· Reconhecer as principais partes do corpo de uma planta com flores.
· Identificar a folha como órgão da respiração e principal árgão realizador da fotossíntese.
· Identificar o caule como órgão sustentador e condutor.
· Identificar a raiz como órgão que fixa a planta ao ambiente, retira água e sais minerais do ambiente e armazena reservas para a planta.
· Conhecer o ciclo vital dos animais.
· Adquirir noções-de classificação dos seres vivos por
suas características comuns.
· Diferenciar os animais por sua forma de nascimento: do
corpo da mãe (vivíparos) ou de ovos (ovíparos).
· Compreender a metamorfose como um processo de
desenvolvimento e transformação no corpo de muitos animais.
· Distinguir animais vertebrados e invertebrados
· Classificar vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves
e mamíferos.
· Reconhecer que os bebês humanos são gerados no interior
do corpo das mães, durante um período de nove meses.
· Conhecer algumas características dos períodos da vida dos
seres humanos: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
· Respeitar e valorizar as diferenças de idade das pessoas.
Eixos Temáticos
1. Esgotar planejamento anterior;
2. Conhecendo os animais
· As características dos animais;
· A locomoção e alimentação dos animais;
3. Animais vertebrados e animais invertebrados
4. Como são os seres humanos.
· As características dos seres humanos
· O corpo humano.
Desenvolvimento Metodológico
· Aula expositiva;
· Debates;
· Trabalhos;
· Trabalhos em grupo;
· Pesquisas;
· Entrevistas;
· Aula de campo;
· Mural;
· Acróstico;
· Paródia;
· Música;
· Aula diologada;
· Aula com DVD’s , CD’s, Vídeo;
· Aula experimental;
· Receitas;
· Vendinhas;
· Cantinho do leitor;
· Painel cultural
Recursos Humanos
· Professor;
· Aluno;
· Convidado;
· Supervisão e direção.
Recursos Didáticos
· Quadro e giz;
· Folha mimeografada;
· Cartazes;
· Tesoura, cola,lápis de cor,pincéis;
· Régua;
· Livros;
· Dicionários;
· Material dourado;
· Revistas;
· Livros infantis;
Avaliação
· Formativa, contínua e processual.
Diagnóstica
· Comportamento;
· Assiduidade;
· Participação;
· Respeito;
· Organização;
· Interesse;
Classificatória
· Trabalho;
· Teste;
· Prova;
· Debate;
sensacional amei todas as dicas.vou sempre visitar esse site.
ResponderExcluirAmei tudo. Excelente planejamento. valeu visitar esse site.
ResponderExcluir