quinta-feira, março 10, 2011

Planejamento 3º ano

  
Planejamento Semestral

Período: Fevereiro a julho de 2010
3º Ano do Ensino Fundamental
Escolas Municipais  Bonfinópolis de Minas- MG




Professoras:
                   Eliete Pereira  Soares e Soares
                   Edna  de Jesus Simões Soares Saraiva





“ Educar é lidar com as diferenças entre nós e as outras pessoas, aprender o autocontrole,  operdão, a simpatia e o amor; virtudes sem as quais nem nós nem o mundo podemos sobreviver.”
                                   Wendell Berry
 Objetivo Geral


       Proporcionar  ao aluno a oportunidade de criar, tornando um cidadão crítico , consciente  do seu papel na sociedade utilizando de diferentes fontes de informação  e recursos tecnológicos.
        Levar o aluno a posicionar de maneira prática, crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
       
Português

Objetivos Específicos


·        Identificar: titulo,tema , personagens e ação do texto.
·        Identificar tipo de texto.
·        Ler o texto com ritmo , entonação e pontuação correta.
·        Interpretar o conteúdo do texto.
·        Rever o alfabeto, ordenar palavras, diferenciar consoantes e vogais.
·        Ler e grafar corretamente.
·        Desenvolver a habilidade de observação da tonicidade das palavras.
·        Acentuar corretamente as palavras.
·        Construir frases empregando pontuação correta.
·        Identificar dígrafos como um único fonema.
·        Construir textos com seqüência, de maneira coerente , concisa .
·        Identificar palavras antônimas e usar corretamente sinônimos.
  • Reconhecer e classificar palavras que são substantivos.

Conteúdos Programáticos
1-    Textos
·        Literários
·        Humorísticos
·        Jornalístico
·        Tirinhas
·        Receitas
·        Poesias
·        Fábulas
2-    Produção de Texto
·        Bilhete
·        Convite
·        Anúncios
·        Faixas
·        Cartazes
·        Rótulos
·        Email
3-    Gramática
·        Alfabeto;
·        Ordem alfabética
·        Uso da letra maiúscula e minúscula;
·        Onomatopéia;
·        Sílabas
·        Classificação das sílabas quanto ao número;
·        Encontro consonantal e vocálico;
·        Parágrafo, dois pontos, travessão;
·        Tipos de Frase;
·        Sinônimo e Antônimo;
·        Substantivos: gênero,número e grau;
·        Dígrafo.
4-    Ortografia
·        Sílabas terminadas em  M e N;
·        O uso do S e do SS;
·        Sílabas terminadas em S;
·        Uso do R inicial, R intermediário e R duplo;
·        Sílabas terminadas em R;
·        P/B, T/D, F/V, F/D;
·        O uso do S  ou Ç;
·        Uso do L /U
·        Uso do S/Z
·        Uso do L/LH
Matemática
Objetivos Específicos

·        Conhecer história dos números; 
·        Reconhecer e identificar número e numeral;
·        Comparar quantidades e empregar corretamente símbolos matemáticos;
·        Ordenar os números na seqüência crescente e decrescente;
·        Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades;     
·        Interpretar quantidades e escrevê-las no QVL;
·        Identificar numerais pares e ímpares;
·        Identificar numerais ordinais;
·        Ter noção de números romanos e onde empregá-los;
·        Identificar o real como nossa unidade monetária;
·        Identificar cédulas e moedas;
·        Efetuar adições com reserva;
·        Efetuar com compreensão , a subtração de dois números naturais.
·        Usar corretamente os termos da adição e da subtração,multiplicação;
·        Operar multiplicação por um número;
·         Fatos até 6.
·        Identificar dúzia e meia dúzia
·        Conteúdo Programático

1- Números Naturais
·        História dos números;
·        Comparação de números naturais;
·        Ordenação de números naturais;

2-Sistema de Numeração
·        Sistema de numeração decimal;
·        Noção de ordens;
·        Noção de classe;
·        Valor absoluto e valor relativo;                                   
·        Números pares e números ímpares:
·        Numeração ordinal;
·        Sistema de numeração romana.

3- Operações com números naturais:
·        Adição
·        Subtração;
·        Multiplicação;

Ciências

Objetivos Específicos

·        Reconhecer e diferenciar seres vivos e elementos não-vivos.
·        Perceber que os seres vivos dependem de elementos não-
          vivos, como o ar, a água e o solo.
·        Compreender que os seres vivos apresentam um ciclo vital.
·        Perceber a importância do solo para a vida de diversos seres vivos.
·        Identificar lugares onde o ar e a água estão presentes.
·        Valorizar a água e o ar como recursos indispensáveis à vida.
·        Reconhecer a importância da manutenção da qualidade da água e do ar, bem como adquirir noções do uso racional e parcimonioso desses recursos.
·        Perceber os efeitos da escassez de água para os seres vivos.
·        Identificar o Sol como principal fonte de luz e calor da Terra.
·        Perceber a necessidade de luz e calor para os seres vivos.
·        Reconhecer que existem diferentes formas, tamanhos
          e tipos de plantas e animais.
·        Identificar diferenças básicas entre os ambientes aquático e terrestre, bem como entre os seres vivos que os habitam.
·        Perceber relações entre os seres vivos e os elementos
          não-vivos do ambiente.
·        Perceber a correspondência entre certas características dos seres vivos e dos seus respectivos ambientes.
·        Valorizar a proteção ambiental e reconhecê-la como dever de todos os cidadãos.
·        Reconhecer que as sementes necessitam de condições específicas para germinar.
·        Reconhecer as principais partes do corpo de uma planta com flores.
·        Identificar a flor como órgão reprodutor da planta e compreender os processos básicos da polinização.
·        Identificar o fruto como protetor das sementes, e estas como estruturas germinativas, capazes de formar uma nova planta.

Conteúdo Programático

1-A vida no  planeta Terra.
·        Seres vivos e elementos  não-vivos;
·        O solo abriga muitos seres;

2-     A água e o Ar.
·        Os seres vivos  precisam de água;
·        Os seres vivos precisam de ar;

3-     A luz e o calor.
·        A luz e os seres vivos;
·        O calor e os seres vivos;

4-     Os  seres vivos e o ambiente.
·         Diferentes tipos de seres vivos;
·        Ambientes aquáticos e ambientes terrestres.

5- Conhecendo as plantas
·        O ciclo de vida das plantas;
·        As partes  do corpo da planta;

História

Objetivos Específicos

·        Comparar diferentes tipos de habitações no presente e no passado.
·        Conhecer e contrastar os “modos de morar” das nações indígenas em
          relação aos modos dos não-índios.
·        Reconhecer dois exemplos de habitações coloniais do passado,
          percebendo a relação de permanência no presente.
·        Desenvolver a noção de espaço público e de espaço privado.
·        Perceber que existem bairros antigos e recentes e relacionar com a história  do próprio bairro.
·        Refletir sobre a função da rua como espaço de sociabilidade.
·        Introduzir o conceito de diversidade cultural.
·        Conhecer alguns hábitos e costumes dos povos indígenas no presente.
·        Valorizar o modo de vida indígena na sua relação com o trabalho e a natureza.
·        Estimular as atitudes de respeito e valorização da diversidade cultural do Brasil.
·        Introduzir o conceito de trabalho.
·        Perceber as diferenças entre o trabalho escravo e o livre.
·        Conhecer o processo de produção do açúcar nos engenhos coloniais.
·        Comparar o cotidiano do trabalho nas fábricas em relação ao trabalho nos engenhos no passado.
·        Refletir sobre a permanência do trabalho infantil no presente.
·        Valorizar e perceber a função da memória oral.
·        Introduzir o conceito de trabalho.
·        Perceber as diferenças entre o trabalho escravo e o livre.
·        Refletir sobre a permanência do trabalho infantil no presente.
·        Perceber e refletir acerca do conceito de cidade.
·        Reconhecer as semelhanças e as diferenças da vida nas grandes
          cidades no presente.
·        Perceber e identificar profissões antigas e recentes ao longo do tempo.
·        Conhecer exemplos de profissões urbanas ao longo do tempo.

Conteúdos Programáticos

    1-  O lugar onde eu moro.
·    Moradias de ontem e de hoje.
- Dois modelos de construções   históricas;

·    Ruas e bairros
          - Um pedaço da cidade

  2- O trabalho Indígena.
·     Quem são os indígenas?
 - O trabalho indígena

·     O dia-a-dia em uma aldeia indígena
- O casamento entre os Bororo
   
3-     O cotidiano do trabalho.
·        Trabalho e escravidão;
             - O trabalho no engenho de açúcar;

·        O trabalho nas fábricas
            -O trabalho infantil nas fábricas;

   4-  Vivendo nas cidades.
·        As cidades
- As cidades têm história;

·        Trabalhando nas cidades
- Profissões antigas e atuais;
Geografia

Objetivos específicos

·        Analisar as características da paisagem registrando os elementos observados.
·        Perceber objetos e estabelecer a relação entre a posição, o tamanho e a forma dos elementos a serem representados.
·        Estruturar as legendas, usando cores e formas, representando os elementos e indicando o seu significado.
·        Reconhecer a forma dos objetos e as possibilidades de sua representação.
·        Identificar as direções cardeais como referências universais.
·        Distinguir, no seu cotidiano, referências espaciais de orientação e localização.
·        Reconhecer que a orientação, a partir das direções principais, depende do referencial utilizado.
·        Determinar as direções cardeais por meio do Sol e da bússola.
·        Reconhecer as características das paisagens urbanas.
·        Observar características da cidade onde vive ou próxima ao lugar onde mora.
·        Analisar fotos aéreas comparando a visão vertical e oblíqua.
·        Representar, por meio de desenhos, as paisagens urbanas.
·        Identificar mudanças e permanências na paisagem.
·        Refletir sobre a importância da moradia,
·        Identificar os materiais usados na construção das diferentes moradias.
·        Reconhecer a moradia como um direito de todos.

Conteúdo Programático

1.     Paisagem: Registro e orientação.
·        Observando e representando as paisagens.
·        Usando referências.
·        Descobrindo limites.

2.     O Espaço Urbano.
·        Conhecendo o espaço urbano.
·        As transformações no espaço urbano.
·        Viver na cidade.
·        As agressões ao ambiente urbano.




































13 comentários:

  1. I'm gone to inform my little brother, that he should also go to see this website on regular basis to obtain updated from newest information.

    my website ... graduate certificates Online

    ResponderExcluir
  2. este trabalho está bem especializado nota 10 estar de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. lucimara.rocha.souza.lrs.lrs@gmail.com14 de junho de 2016 às 14:41

    Simplesmente divino, sou normalista, estou no último ano, e posso dizer que seu trabalho é incrível, o mundo precisa de mais pessoas sonhadoras como você! PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse blog, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  5. muito bomm.. e a programaçao para 0 2 semestre?

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo blog é muito interessante para nós professoras aprofundar cada dia mais nossos conhecimentos tendo sempre novas ideias. também tenho um blog para professores que trata de como trabalhar a questão afro em sala de aula,confere lá https://diferentesmas-iguais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. muito bom esse blog. obrigada por nos proporcionar isso e facilitar a nossa vida. se possivel gostaria do 3º bimestre em lingua portuguesa

    ResponderExcluir