Planejamento Semestral
Período: Fevereiro a julho de 2010
3º Ano do Ensino Fundamental
Escolas Municipais Bonfinópolis de Minas- MG
Professoras:
Eliete Pereira Soares e Soares
Edna de Jesus Simões Soares Saraiva
“ Educar é lidar com as diferenças entre nós e as outras pessoas, aprender o autocontrole, operdão, a simpatia e o amor; virtudes sem as quais nem nós nem o mundo podemos sobreviver.”
Wendell Berry
Objetivo Geral
Proporcionar ao aluno a oportunidade de criar, tornando um cidadão crítico , consciente do seu papel na sociedade utilizando de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos.
Levar o aluno a posicionar de maneira prática, crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
Português
Objetivos Específicos
· Identificar: titulo,tema , personagens e ação do texto.
· Identificar tipo de texto.
· Ler o texto com ritmo , entonação e pontuação correta.
· Interpretar o conteúdo do texto.
· Rever o alfabeto, ordenar palavras, diferenciar consoantes e vogais.
· Ler e grafar corretamente.
· Desenvolver a habilidade de observação da tonicidade das palavras.
· Acentuar corretamente as palavras.
· Construir frases empregando pontuação correta.
· Identificar dígrafos como um único fonema.
· Construir textos com seqüência, de maneira coerente , concisa .
· Identificar palavras antônimas e usar corretamente sinônimos.
- Reconhecer e classificar palavras que são substantivos.
Conteúdos Programáticos
1- Textos
· Literários
· Humorísticos
· Jornalístico
· Tirinhas
· Receitas
· Poesias
· Fábulas
2- Produção de Texto
· Bilhete
· Convite
· Anúncios
· Faixas
· Cartazes
· Rótulos
· Email
3- Gramática
· Alfabeto;
· Ordem alfabética
· Uso da letra maiúscula e minúscula;
· Onomatopéia;
· Sílabas
· Classificação das sílabas quanto ao número;
· Encontro consonantal e vocálico;
· Parágrafo, dois pontos, travessão;
· Tipos de Frase;
· Sinônimo e Antônimo;
· Substantivos: gênero,número e grau;
· Dígrafo.
4- Ortografia
· Sílabas terminadas em M e N;
· O uso do S e do SS;
· Sílabas terminadas em S;
· Uso do R inicial, R intermediário e R duplo;
· Sílabas terminadas em R;
· P/B, T/D, F/V, F/D;
· O uso do S ou Ç;
· Uso do L /U
· Uso do S/Z
· Uso do L/LH
Matemática
Objetivos Específicos
· Conhecer história dos números;
· Reconhecer e identificar número e numeral;
· Comparar quantidades e empregar corretamente símbolos matemáticos;
· Ordenar os números na seqüência crescente e decrescente;
· Identificar a dezena como um conjunto de 10 unidades;
· Interpretar quantidades e escrevê-las no QVL;
· Identificar numerais pares e ímpares;
· Identificar numerais ordinais;
· Ter noção de números romanos e onde empregá-los;
· Identificar o real como nossa unidade monetária;
· Identificar cédulas e moedas;
· Efetuar adições com reserva;
· Efetuar com compreensão , a subtração de dois números naturais.
· Usar corretamente os termos da adição e da subtração,multiplicação;
· Operar multiplicação por um número;
· Fatos até 6.
· Identificar dúzia e meia dúzia
· Conteúdo Programático
1- Números Naturais
· História dos números;
· Comparação de números naturais;
· Ordenação de números naturais;
2-Sistema de Numeração
· Sistema de numeração decimal;
· Noção de ordens;
· Noção de classe;
· Valor absoluto e valor relativo;
· Números pares e números ímpares:
· Numeração ordinal;
· Sistema de numeração romana.
3- Operações com números naturais:
· Adição
· Subtração;
· Multiplicação;
Ciências
Objetivos Específicos
· Reconhecer e diferenciar seres vivos e elementos não-vivos.
· Perceber que os seres vivos dependem de elementos não-
vivos, como o ar, a água e o solo.
· Compreender que os seres vivos apresentam um ciclo vital.
· Perceber a importância do solo para a vida de diversos seres vivos.
· Identificar lugares onde o ar e a água estão presentes.
· Valorizar a água e o ar como recursos indispensáveis à vida.
· Reconhecer a importância da manutenção da qualidade da água e do ar, bem como adquirir noções do uso racional e parcimonioso desses recursos.
· Perceber os efeitos da escassez de água para os seres vivos.
· Identificar o Sol como principal fonte de luz e calor da Terra.
· Perceber a necessidade de luz e calor para os seres vivos.
· Reconhecer que existem diferentes formas, tamanhos
e tipos de plantas e animais.
· Identificar diferenças básicas entre os ambientes aquático e terrestre, bem como entre os seres vivos que os habitam.
· Perceber relações entre os seres vivos e os elementos
não-vivos do ambiente.
· Perceber a correspondência entre certas características dos seres vivos e dos seus respectivos ambientes.
· Valorizar a proteção ambiental e reconhecê-la como dever de todos os cidadãos.
· Reconhecer que as sementes necessitam de condições específicas para germinar.
· Reconhecer as principais partes do corpo de uma planta com flores.
· Identificar a flor como órgão reprodutor da planta e compreender os processos básicos da polinização.
· Identificar o fruto como protetor das sementes, e estas como estruturas germinativas, capazes de formar uma nova planta.
Conteúdo Programático
1-A vida no planeta Terra.
· Seres vivos e elementos não-vivos;
· O solo abriga muitos seres;
2- A água e o Ar.
· Os seres vivos precisam de água;
· Os seres vivos precisam de ar;
3- A luz e o calor.
· A luz e os seres vivos;
· O calor e os seres vivos;
4- Os seres vivos e o ambiente.
· Diferentes tipos de seres vivos;
· Ambientes aquáticos e ambientes terrestres.
5- Conhecendo as plantas
· O ciclo de vida das plantas;
· As partes do corpo da planta;
História
Objetivos Específicos
· Comparar diferentes tipos de habitações no presente e no passado.
· Conhecer e contrastar os “modos de morar” das nações indígenas em
relação aos modos dos não-índios.
· Reconhecer dois exemplos de habitações coloniais do passado,
percebendo a relação de permanência no presente.
· Desenvolver a noção de espaço público e de espaço privado.
· Perceber que existem bairros antigos e recentes e relacionar com a história do próprio bairro.
· Refletir sobre a função da rua como espaço de sociabilidade.
· Introduzir o conceito de diversidade cultural.
· Conhecer alguns hábitos e costumes dos povos indígenas no presente.
· Valorizar o modo de vida indígena na sua relação com o trabalho e a natureza.
· Estimular as atitudes de respeito e valorização da diversidade cultural do Brasil.
· Introduzir o conceito de trabalho.
· Perceber as diferenças entre o trabalho escravo e o livre.
· Conhecer o processo de produção do açúcar nos engenhos coloniais.
· Comparar o cotidiano do trabalho nas fábricas em relação ao trabalho nos engenhos no passado.
· Refletir sobre a permanência do trabalho infantil no presente.
· Valorizar e perceber a função da memória oral.
· Introduzir o conceito de trabalho.
· Perceber as diferenças entre o trabalho escravo e o livre.
· Refletir sobre a permanência do trabalho infantil no presente.
· Perceber e refletir acerca do conceito de cidade.
· Reconhecer as semelhanças e as diferenças da vida nas grandes
cidades no presente.
· Perceber e identificar profissões antigas e recentes ao longo do tempo.
· Conhecer exemplos de profissões urbanas ao longo do tempo.
Conteúdos Programáticos
1- O lugar onde eu moro.
· Moradias de ontem e de hoje.
- Dois modelos de construções históricas;
· Ruas e bairros
- Um pedaço da cidade
2- O trabalho Indígena.
· Quem são os indígenas?
- O trabalho indígena
· O dia-a-dia em uma aldeia indígena
- O casamento entre os Bororo
3- O cotidiano do trabalho.
· Trabalho e escravidão;
- O trabalho no engenho de açúcar;
· O trabalho nas fábricas
-O trabalho infantil nas fábricas;
4- Vivendo nas cidades.
· As cidades
- As cidades têm história;
· Trabalhando nas cidades
- Profissões antigas e atuais;
Geografia
Objetivos específicos
· Analisar as características da paisagem registrando os elementos observados.
· Perceber objetos e estabelecer a relação entre a posição, o tamanho e a forma dos elementos a serem representados.
· Estruturar as legendas, usando cores e formas, representando os elementos e indicando o seu significado.
· Reconhecer a forma dos objetos e as possibilidades de sua representação.
· Identificar as direções cardeais como referências universais.
· Distinguir, no seu cotidiano, referências espaciais de orientação e localização.
· Reconhecer que a orientação, a partir das direções principais, depende do referencial utilizado.
· Determinar as direções cardeais por meio do Sol e da bússola.
· Reconhecer as características das paisagens urbanas.
· Observar características da cidade onde vive ou próxima ao lugar onde mora.
· Analisar fotos aéreas comparando a visão vertical e oblíqua.
· Representar, por meio de desenhos, as paisagens urbanas.
· Identificar mudanças e permanências na paisagem.
· Refletir sobre a importância da moradia,
· Identificar os materiais usados na construção das diferentes moradias.
· Reconhecer a moradia como um direito de todos.
Conteúdo Programático
1. Paisagem: Registro e orientação.
· Observando e representando as paisagens.
· Usando referências.
· Descobrindo limites.
2. O Espaço Urbano.
· Conhecendo o espaço urbano.
· As transformações no espaço urbano.
· Viver na cidade.
· As agressões ao ambiente urbano.
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Muito obrigado
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!!
ResponderExcluireste trabalho está bem especializado nota 10 estar de parabéns!
ResponderExcluirSimplesmente divino, sou normalista, estou no último ano, e posso dizer que seu trabalho é incrível, o mundo precisa de mais pessoas sonhadoras como você! PARABÉNS.
ResponderExcluirAMEI A PAGINA PARABENS!
ResponderExcluirAmei trabalho maravilhoso
ResponderExcluirAmei trabalho maravilhoso
ResponderExcluirperfeito!!!
ResponderExcluirGostei muito desse blog, me ajudou muito.
ResponderExcluirmuito bomm.. e a programaçao para 0 2 semestre?
ResponderExcluirparabéns pelo blog é muito interessante para nós professoras aprofundar cada dia mais nossos conhecimentos tendo sempre novas ideias. também tenho um blog para professores que trata de como trabalhar a questão afro em sala de aula,confere lá https://diferentesmas-iguais.blogspot.com.br/
ResponderExcluirmuito bom esse blog. obrigada por nos proporcionar isso e facilitar a nossa vida. se possivel gostaria do 3º bimestre em lingua portuguesa
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