sábado, abril 30, 2011

Jogos que despertam o raciocínio: Estratégias


Os professores das redes estaduais e municipais participaram de encontro em Unaí, onde foi trabalhado a importância  dos professores e especialistas da educação estarem norteando seus trabalhos nos   Eixos  referencias do CEALE , onde descritores e capacidades/habilidades a serem trabalhadas embasam o bom desempenho dos profissionais da educação. O encontro foi todo em forma de oficinas, que podem ser desenvolvidas dentro ds salas de aula, sugestões muito interessante como a que segue:
 
Oficina Ciclo Complementar Ensino Fundamental - Matemática

 JOGO: CINCO EM LINHA
Caderno de atividades Pro-Ciência
Apresentação do problema
Apresentar o jogo iniciando a atividade com o seguinte problema:
Quem primeiro consegue cinco números em linha reta?

Objetivos
Incentivar o aluno a ações exploratórias, trabalhando o raciocínio. Gerar estratégias. Trabalhar adição ou subtração.

Materiais
-         02 tabuleiros de papel conforme modelo;
-         40 peças de emborrachado (20 vermelhas e 20 amarelas) ou tampinhas coloridas.

Desafio
Colocar cinco números em linha reta.

Levantamento de hipóteses
Explorar conceitos de geometria, possibilidades e estratégias para vencer o jogo verbalmente.

Experimentação
Discutir as regras do jogo antes de iniciar, em seguida, jogar.
As regras são:
Ø       Cada equipe recebe 20 peças ou tampinhas de cor diferente.
Ø       A primeira equipe a jogar escolhe dois números no tabuleiro menor indicando-as à equipe adversária.
Ø       Em seguida calculam, dizendo em voz alta, a soma dos números escolhidos, procurando este valor no tabuleiro maior e colocam sobre ele um de seus marcadores.
Ø       Uma vez colocada, a peça não pode ser retirada.
Ø       Se a equipe na sua vez errar ou fizer uma soma que já tenha sido coberta, ela passa a vez sem colocar nenhuma ficha.
Ø       Ganha o jogo a primeira equipe que conseguir cobrir cinco números seguidos do tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical, diagonal).
Ø       Se nenhuma equipe conseguir colocar cinco peças em linha e o tabuleiro ficar completo, ganha o jogo a que tiver colocado mais peças no tabuleiro.


EXEMPLO DE TABULEIRO JOGO CINCO EM LINHA (1)





15




19


12


23




17


32


51




11


14


EXEMPLO DE TABULEIRO JOGO CINCO EM LINHA (2)



34


27

38

32

47

66

26


29

31

42

36

51

70


30

33

35

29

44

63


23

26

40

55

74

34

37

49

68

28

31

83


43

46

62

65

25

Um comentário:

  1. OI Eliete, tudo bem? Vi seu recadinho no meu blog. Já me tornei seguidora deste bloguinho, que por sinal, está muito bonito. Adorei o layout dele, minhas cores prediletas rosa, lilás e roxo. Obrigada por suas palavras de incentivo, que bom que você gosta do meu blog...vi que postou a mensagem do dia das mães do ano passado, essa mensagem eu acho linda. dei para minhas mães lá na escola...Estou preparando o post sobre o Dia das Mães, vou ver se consigo postar hoje, caso contrário só amanhã quando voltar a noite do trabalho. Eu trabalho o dia todo numa escola, no Complexo do Alemão, em Olaria. Eu não me recordo se já passei o endereço do Blog que fiz da escola (http://escola-lais-netto-dos-reis-blogspot.com)...se ainda não passou por lá e quiser dar uma espiadinha, tem os passeios com as turmas, trabalhinhos, festas, etc..A minha turma é a 1501 e 1402, tem um passeio que fiz com a 1501 no Parque Chico Mendes.
    Gostaria de pedir que me enviasse o seu email, o meu é delante@oi.com.br
    Quanto ao fato de eu ser mais experiente, nem tanto....aprendi tudo sozinha, pesquisando, procurando no google, vendo nos blogs que eu seguia das colegas, perguntando a elas quando não conseguia, foi dureza...não é tão fácil quanto parece...para vc ter uma idéia eu tenho vontade de trocar o template do blog (é o mesmo desde o começo), porém como tenho muita coisa postada,vou ter que fazer um arquivo de tudo e quase não tenho tempo, fico com medo de perder e com isso vou ficando do jeito que está...Só este ano consegui fazer o selinho de link do meu blog, são tantos códigos, que fico toda enrolada, porém já consegui e fiz até do blog da escola...Ah! Se vc quiser pegar meu selinho de link e postar no seu blog, vou ficar muito feliz...Se vc fizer um selinho me avise que postarei no meu blog também...Aguardo sua resposta com e-mail. Tenha uma semana iluminada. Fico feliz em ter vc como minha nova amiga...Mil beijocas Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir