1

Criando um jornal nas séries iniciais

Estarei montando com meus alunos um jornal, trabalhando temas de interesse do nosso municipio  e atualidades do pais e mundial, o jornal terá como objetivo desenvolver a  produção escrita e a oralidade, e será apresentado  na forma impressa  e audiovisual.
Veja as vantagens que Ana Teberosky aponta para a implementação de um projeto de jornal nas séries iniciais:


1. O trabalho para a concepção de um jornal é um projeto (...) facilita a participação e a compreensão da funcionalidade de um texto.
2. É um projeto do grupo-classe e do ciclo que favorece a troca e a interação entre as crianças da mesma ou de diferentes idades.
3. As situações de elaboração do jornal permitem diversas formas de participação: diretiva do professor, exposição e discussão por parte das crianças, trabalho em grupo e sessões de interação extra-escolar, como entrevistas com gente de fora da escola, montagem e venda do jornal (...)
4. A elaboração do jornal é uma situação real (não fictícia) durante a qual a criança realiza uma tarefa "séria" (de adultos) como se fosse um profissional.
5. Um jornal compreende uma diversidade de seções – e, portanto, de tipos de textos –, que vão desde a publicidade ao editorial, dos espetáculos aos esportes etc.



* FONTE: Guia de Estudo para o Horário de Trabalho Coletivo - SEESP

1 comentários:

Helena Mendes Menezes

menina do céu esse blog seu ta bombando heim!!!!

Postar um comentário

"Só desperta paixão em ensinar, quem tem paixão em aprender !!!" Paulo Freire