1

Significados de alguns símbolos Pascais


O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a  Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos.  Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma. 
 
O cacau, cujo nome científico em grego é Teobroma Cacau,  quer dizer: o néctar dos deuses. Seu sabor e sua força energética sempre foram reconhecidos em toda a Europa. Ao  tomar o formato de um ovo, representou mais intensamente a força rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.

Os coelhos surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, até hoje não se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate.

 A cruz mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no calvário de Jesus Cristo. Desde a ano 325 d.C. é considerada como símbolo oficial do cristianismo. 
 

Na celebração do sábado de Aleluia, véspera do domingo de  Páscoa, é feita  a bênção da água que será utilizada nos batismos durante o ano. Cristo é a verdadeira água, fonte de vida.
 
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo  que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho. 

O pão e o vinho eram, na Antigüidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo  se serviu desses alimentos  para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.

As vestes brancas usadas na celebração pascal retomam  a passagem referente à  transfiguração de Cristo (na qual as vestimentas de Jesus se tornaram resplandecentes de brancura.) O branco simboliza a pureza, a paz e  a plenitude. 
As  velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então, acendem suas próprias velas e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. 
No Sábado Santo a celebração católica é iniciada com a bênção do fogo, chamado de "fogo novo". 
O círio pascal é aquela grande vela decorada que tem a cruz como desenho central. Simboliza a luz dos povos, em Cristo. As palavras "Alfa e Ômega" nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Colomba ou Pomba Pascal - De origem italiana,  a colomba é bem semelhante ao panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, que representa a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos quando Cristo ressuscita. Além do que a pomba é também um símbolo da almejada paz.
Fonte:  http://ilove.terra.com.br/lili/palavrasesentimentos/mensagens_simbolos.asp

1 comentários:

Pedagoga Viviane

Olá Eliete, adorei seu blog...
Te ofereço de coração o selo de aprovação (pegar no meu blog Educar é Viver na aba ofereço), vc merece!!
http://orientarpedagogos.blogspot.com/

Também estou criando um blog para divulgar todos os blogs educacionais de qualidade e vc faz parte dele.
Seja seguidora, traga o selo de qualidade (pegar na aba faça parte vc também) e indique blogs educacionais de qualidade!!!
Seja bem vinda!
http://diversosblogseducacionais.blogspot.com/

Mil bjs

Postar um comentário

"Só desperta paixão em ensinar, quem tem paixão em aprender !!!" Paulo Freire