A Produção de textos por si só, não faz com que o aluno evolua
no seu processo de criação, mas sim a qualidade de intervenção que lhe é dada.
SUGESTÕESDE REGISTRO PARA PRODUÇÃO
DE TEXTOS
A análise
da escrita deve acontecer tanto por parte dos alunos,quanto principalmente dos
professores, pois é através da avaliação que o professor faz da produção de
cada aluno que ele traçará metas e estratégias a serem desenvolvidas com o
aluno/turma.
REGISTRO
PARA O ALUNO
É muito bom que o aluno possa avaliar a sua produção
de texto, descobrindo por si mesmo o que pode ser melhorado. Por isso segue
abaixo uma sugestão de ficha de avaliação de texto que pode ser ampliada e
modificada de acordo com o texto produzido e a turma em questão.
AVALIANDOMINHA PRODUÇÃO
1. Coloquei título ?
2. O título está adequado ao texto?
3. Os parágrafos estão alinhados?
4. Minha produção está com um bom aspecto?
5. A letra está legível?
6. O tipo de texto que usei está de acordo com a
proposta?
7. Usei a estrutura correta para esse tipo de texto?
8. Usei os sinais de pontuação adequados?
9. Fiz a correção da ortografia?
10.As frases estão claras?
11. O texto apresenta seqüência lógica (início, meio e
fim)?
Essa
ficha pode ser feita, uma para cada aluno, como empréstimo, para que ele possa consultar
e avaliar sua produção (colar em cartolina). O professor também pode utilizá-la
para avaliar as produções dos alunos e assim, ter dados para tabular as dificuldades que cada aluno
encontrou ao realizar a produção.
FICHADE VERIFICAÇÃO – PRODUÇÃO DE
TEXTOS
Esse é mais um recurso que o professor deverá
utilizar para tabular e detectaras dificuldades encontradas na produção de
textos dos alunos. Detectados os problemas, o professor buscará estratégias,
como a revisão coletiva ou individual dos textos, para aprimorar a escrita.
Essa ficha também é um modelo para o professor e pode
ser modificada de acordo com a necessidade e perfil da turma.
TRATAMENTO DIDÁTICO
Abaixo,estão relacionados alguns procedimentos
didáticos para implementar uma prática continuada de produção de textos na
escola:
· oferecer textos escritos impressos de boa qualidade,
por meio da leitura (quando os alunos ainda não lêem com independência, isso se
torna possível mediante leituras de textos realizadas pelo professor, o que
precisa, também,ser uma prática continuada e freqüente); São esses textos que
podem se converter em referências de escrita para os alunos;(Na biblioteca iremos
conseguir um acervo de livros literários, mas podemos pedir aos alunos que
tragam de casa outros tipos de textos: informativos,instrucionais, entre outros.
Podemos também oferecer aos alunos diferentes tipos de textos nas atividades
xerocadas).
· solicitar aos alunos que produzam textos muito antes
de saberem grafá-los. Ditar para o professor, para um colega que já saiba escrever
ou para ser gravado para ser ver em um vídeo é uma forma de viabilizar isso.
Quando ainda não se sabe escrever, ouvir alguém lendo o texto que produziu é
uma experiência importante;(É um bom trabalho para ser realizado na Ed.
Infantil).
· propor situações de produção de textos, em pequenos
grupos, nas quais os alunos compartilhem as atividades, embora realizando diferentes
tarefa s: produzir propriamente, grafar e revisar. Essa é uma estratégia didática
bastante produtiva porque permite que as dificuldades inerentes à exigência de
coordenar muitos aspectos ao mesmo tempo sejam divididas entre os alunos.
Eles podem, momentaneamente, dedicar-se a uma tarefa mais específica enquanto
os outros cuidam das demais.São situações em que um aluno produz e dita a
outro, que escreve, enquanto um terceiro revisa, por exemplo. Experimentando
esses diferentes papéis enunciativos, envolvendo-se com cada um, a cada vez,
numa atividade colaborativa, podem ir
construindo sua competência para mais tarde realizar sozinhos todos os
procedimentos envolvidos numa produção de textos.(A Oficina de textos é
um trabalho muito rico. Antes do professor corrigir o texto que o aluno
produziu, os colegas irão ler o texto, um dos outros e sugerir para o autor a
correção necessária.Assim, discutindo, eles farão a revisão do texto e estarão
em contato com diferentes formas de escrever – isso é um grande aprendizado.
Peçam aos alunos que assinem o nome nas produções que leram. Depois desse trabalho
de revisão, em diferentes duplas, o professor corrige o texto do aluno,
utilizando os critérios de correção apresentados a seguir e o aluno irá
redigi-lo fazendo as correções necessárias. A apresentação da sua produção para
a apreciação é uma estratégia importante tanto para o aluno que apresenta,
quanto para os alunos que são a platéia.Acredito que esse é um trabalho
completo de produção de texto, mas que deve ser desenvolvido nas turmas que já
construíram a base alfabética da escrita; caso contrário, não estaremos
respeitando o processo de aquisição da leitura/escrita).
SITUAÇÕES DE CRIAÇÃO
Quando se pretende formar escritores
competentes, é preciso também oferecer condições de os alunos criarem seus
próprios textos e de avaliarem o percurso criador. Evidentemente, isso só se
torna possível se tiverem constituído um amplo repertório de modelos, que lhes
permita recriar, criar, recriar as próprias criações. É importante que nunca
perca de vista que não há como criar do nada: é preciso ter boas referências.Por isso, formar bons escritores
depende não só de uma prática continuada de produção de textos, mas de uma prática
constante de leitura.(A leitura é imprescindível para a escrita, tanto no
seu aspecto notacional quanto no funcionamento da linguagem).
Uma forma de trabalhar a criação de
textos são as oficinas ou ateliês de produção, (como já foi especificado
anteriormente). Uma oficina é uma situação didática onde a proposta é que
os alunos produzam textos tendo à disposição diferentes materiais de consulta,
em função do que vão produzir.
A possibilidade de avaliar o percurso criador é
importante para a tomada de consciência das questões envolvidas no processo de
produção de textos.Isso é algo que depende de o professor fazer com que os
alunos exponham suas preferências, dificuldades ou as alternativas escolhidas e
abandonadas. Esse trabalho de explicitação permite que, com o tempo, os procedimentos
de análise propostos pelo professor se incorporem à prática de reflexão do
aluno, favorecendo um controle maior sobre seu processo criador. Uma
contribuição importante é conhecer o processo criador de outros autores, seja
por meio de um contato direto, seja por meio de textos por eles escritos sobre
o tema ou de vídeos, entrevistas,etc.
Finalmente,é importante destacar
que nem todos os conteúdos são possíveis de serem trabalhados por meio de
propostas que contextualizem a escrita de textos: às vezes, é preciso escrever
unicamente para aprender.O importante,
de qualquer forma, é dar sentido às atividades de escrita.
Por outro lado, considerar o
texto como unidade básica do ensino de Língua Portuguesa não significa que,
eventualmente, não seja necessário analisar unidades como as palavras e até
mesmo as sílabas.
Fonte: http://www.cemma.net.br/crbst_51.html
Achei interessante seu blog, fiquei deslumbrada com o nome...
ResponderExcluirAdorei o blog. Parabéns!
ResponderExcluirGostei das dicas!!!
ResponderExcluirÓtimas dicas! Parabéns! Gostei muito.
ResponderExcluirÓtima ideia professora gostei mesmo.
ResponderExcluirSensacional! Gostei muito. Os textos irão ser úteis nas minhas aulas.
ResponderExcluirParabéns! Gostamos muito das sugestões, vamos trabalhar o assunto na formação pedagógica em nossa escola.
ResponderExcluirParabéns....amei seu blog....e me será muito útil em uma palestra que tenho que ministrar...ótimas ideias....
ResponderExcluirProfessora,parabéns,adorei seu blog.sou professora recente nos anos iniciais e gostaria de dicas para correçao nas produçoes de texto,estou com 2º,3º,4º e 5º do fundamental l.Abraço!
ResponderExcluirNão se trabalha mais produção de texto a partir de imagens ou cenas,mas sim oferecendo condiçôes para que o aluno produza dentro de um gênero.
ResponderExcluirparabens pelas sugestões .são bem significativas para alunos e professores
ResponderExcluirParabéns adorei o blogue, faço pedagogia e não tenho experiência então me ajudou muito. obrigado
ResponderExcluirDicas muito boas. Parabéns!
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