domingo, janeiro 20, 2013

Dinâmicas para o 1º dia de aula


        Dinâmicas de Integração para Alunos - A Batata Quente
Dinâmica de integração de alunos muito divertida que promove a interação entre os participantes.

Tema: Perguntas para avaliação ou revisão. Duração: 10 minutos

Público: estudantes em geral.

Material: 1 saco, perguntas em pedaços de papel, brindes (no mesmo número que as perguntas), aparelho de som e cd com uma música animada.

Coloque as crianças em círculo. Elas terão de passar o saco com as perguntas dentro enquanto a música é tocada. Não vale demorar-se para passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser passado de mão em mão.

Quando parar a música, a criança que estiver com o saco na mão, retira uma pergunta, a lê e responde em voz alta. Caso esteja correta ganha o brinde. A brincadeira continua até que as perguntas acabem.


O Gato e o Rato - Dinâmica de integração para sala de aula
Objetivo principal é a integração em sala de aula. Duração: 10 minutos.
Público: crianças ou jovens. Material: nenhum.
As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?" As crianças da roda respondem : "Não" O Gato pergunta: "A que horas ele chega?" As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo. Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.
                         

                Dinâmica de Quebra-Gelo para Alunos - Escravos de Jó
Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido). Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:
Os escravos de jó jogavam cachangá; os escravos de jó jogavam cachangá; Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)

1º Exemplo: Os escravos de jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita); os escravos de jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (pé na sua frente na mesa), deixa o zé pereira ficar (aponta para o toquinho na frente e balança o dedo);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (passando seu toquinho para o outro da direita), zigue (volta seu toquinho da direita para o colega da esquerda), zá (volta seu toquinho para o outro da direita) (Refrão que repete duas vezes).
2º Exemplo: Faz a mesma sequência acima só para a esquerda
3º Exemplo: Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º Exemplo: Faz a mesma sequência acima em pé executando com um pé.
5º Exemplo: Faz a mesma sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.



Um comentário:

  1. Ótimas dicas!!!! Amei!!!!! Obg por compartilhar, porque nos primeiros dias de aula, acredito eu, são os mais difíceis, apesar de serem os mais gostosos, porque os alunos não conhecem a profª/profº, e tbm podem não conhecer alguns colegas de classe. Então, acho um período mto importante, tto p/ profº, como p/ o aluno, e essas dinâmicas são mto imptt, porque fazem com que haja interação de tds no gpo, que está na sala de aula. Parabéns!!!

    ResponderExcluir