O
Gato e o Rato - Dinâmica de integração para sala de aula
Objetivo principal é a integração em sala de aula. Duração:
10 minutos.
Público: crianças ou jovens. Material: nenhum.
As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro
da roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?" As crianças
da roda respondem : "Não" O Gato pergunta: "A que horas ele
chega?" As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando:
"Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" -
"Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao
horário combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o
Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem
pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato
pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a
fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo. Pode-se repetir a
brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure
parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.
Dinâmica de Quebra-Gelo
para Alunos - Escravos de Jó
Esta dinâmica vem de uma
brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de
"quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos
participantes.
Em círculo, cada participante fica
com um toquinho (ou qualquer objeto rígido). Primeiro o Coordenador deve ter
certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:
Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá; Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem
zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º Exemplo: Os escravos de jó
jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita); os escravos
de jó jogavam cachangá (passando seu toquinho para o outro da direita);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (pé
na sua frente na mesa), deixa o zé pereira ficar (aponta para o toquinho na
frente e balança o dedo);
Guerreiros com guerreiros fazem
zigue (passando seu toquinho para o outro da direita), zigue (volta seu
toquinho da direita para o colega da esquerda), zá (volta seu toquinho para o
outro da direita) (Refrão que repete duas vezes).
2º Exemplo: Faz a mesma sequência
acima só para a esquerda
3º Exemplo: Faz a mesma sequência
acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º Exemplo: Faz a mesma sequência
acima em pé executando com um pé.
5º Exemplo: Faz a mesma sequência
acima com 2 toquinhos, um para cada lado.
Ótimas dicas!!!! Amei!!!!! Obg por compartilhar, porque nos primeiros dias de aula, acredito eu, são os mais difíceis, apesar de serem os mais gostosos, porque os alunos não conhecem a profª/profº, e tbm podem não conhecer alguns colegas de classe. Então, acho um período mto importante, tto p/ profº, como p/ o aluno, e essas dinâmicas são mto imptt, porque fazem com que haja interação de tds no gpo, que está na sala de aula. Parabéns!!!
ResponderExcluir