Plano de Aula
Eixo: Apropriação do
sistema de escrita
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Capacidade: Reconhecer unidades
fonológicas como sílabas.
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Objetivo: Identificar o som
de sílaba mediana de palavras.
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Desenvolvimento: Entregar
para cada aluno ou grupo de alunos( como o regente preferir), revistas ,
jornais, materiais para recorte, solicite que pesquisem e recortem palavras
com 3 sílabas ( que pode ser de acordo com a
dificuldade ortográfica em estudo no momento, ou qualquer outro
comando que for conveniente) .
Após esta etapa cada aluno faz a leitura da
palavra escolhida por ele ( pode
ainda solicitar a pesquisa no dicionário da palavra escolhida) o aluno faz a divisão silábica oralmente, soletre-a, transcreve para a
folha e destaca a sílaba mediana, em seguida cada aluno irá comparar a sua palavra com os demais colegas para averiguar se existem
palavras dentre as escolhidas com a
mesma sílaba mediana, tentar formar
novas palavras usando somente as sílabas medianas das palavras escolhidas, em seguida expor
a atividade no varal ortográfico durante a semana .
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Avaliação: Estar atenta aos
alunos que não conseguiram identificar a sílaba mediana e fazer intervenção necessária.
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Estratégias: Leitura oral,
exercícios orais e escrito, pesquisa, observação de palavras, recorte e colagem.
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Recursos: Revistas, soletrando, cola, papel, varal,
pregadores ou clip.
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Plano de aula elaborado durante a
oficina do PIP ( Plano de intervenção pedagógica) para o 3º ano, trabalhando
apenas uma capacidade dentro do eixo proposto.
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