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Plano de aula


                   Plano de Aula
Eixo: Apropriação do sistema de escrita

Capacidade: Reconhecer unidades fonológicas  como  sílabas.

Objetivo: Identificar o som de sílaba mediana de palavras.
Desenvolvimento: Entregar para cada aluno ou grupo de alunos( como o regente preferir), revistas , jornais, materiais para recorte, solicite que pesquisem e recortem palavras com 3 sílabas ( que pode ser de acordo com a  dificuldade ortográfica em estudo no momento, ou qualquer outro comando que for  conveniente) .
    Após esta etapa cada aluno faz a leitura da palavra escolhida por ele ( pode ainda solicitar a pesquisa no dicionário da palavra escolhida)  o aluno faz a divisão silábica  oralmente, soletre-a, transcreve para a folha e destaca a sílaba mediana, em seguida cada aluno irá comparar a  sua palavra com os  demais colegas para averiguar se existem palavras  dentre as escolhidas com a mesma sílaba mediana,  tentar formar novas palavras usando somente as sílabas medianas  das palavras escolhidas, em seguida expor a  atividade no varal ortográfico  durante a semana .
Avaliação: Estar atenta aos alunos que não conseguiram identificar a sílaba mediana e fazer intervenção necessária.

Estratégias: Leitura oral, exercícios orais e escrito, pesquisa, observação  de palavras, recorte e colagem.

Recursos:  Revistas, soletrando, cola, papel, varal, pregadores ou clip.

        Plano de aula elaborado durante a oficina do PIP ( Plano de intervenção pedagógica) para o 3º ano, trabalhando apenas uma capacidade dentro do eixo proposto.

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"Só desperta paixão em ensinar, quem tem paixão em aprender !!!" Paulo Freire