Escola
Municipal João Luiz dos Santos
MUSICALIDADE
NA ALFABETIZAÇÃO
Professora:
Eliete Pereira Soares e Soares
Edna de Jesus Simões Soares
Saraiva
Bonfinópolis de Minas- outubro de
2015
Construção
de Bandinha Rítmica
1-
Unidade Executora: Professoras do 2º ano
B e 3º ano B da Escola Municipal João Luiz dos santos
2- Justificativa:
A Linguagem musical é
concretizada por meio de Histórias cantadas , cantos diários, de rodas e
brinquedos cantados, músicas clássicas e populares, sons da sala de aula e da
natureza, de ruídos: do vento, da chuva, dos meios de transporte, etc., do uso
e manuseio de instrumentos musicais-percussão, sopro e cordas.Assim sendo, a
opção por trabalhar com uma bandinha rítmica , os alunos podem construir uma
base para aprender a tocar um instrumento musical, pois a musicalização nessa
fase do desenvolvimento infantil estimula o aprendizado das noções básicas para
estudar um instrumento como, por exemplo, a noção de ritmo, altura, timbre,
entre outros conhecimentos necessários para a aprendizagem de um instrumento musical.
Assim,
propomos a construção da bandinha rítmica, pois alguns instrumento musicais são
fáceis de serem feitos.
3-
Objetivos Gerais:
Desenvolver
as seguintes habilidades:
·
Distinguir
ruídos, silêncio, sons vocais e não vocais,
·
Qualidade
do som: forte e fraco, grave e agudo;
·
Criar uma
bandinha rítmica com instrumentos fáceis de fazer;
·
Inserir a
criança no mundo musical sonoro;
·
Propiciar
uma aprendizagem na qual a criança, além de ouvir música e cantar,possa
desenvolver sua expressão corporal;
·
Fazer com
que a criança torne-se um ouvinte sensível de música;
·
Entender
que a bandinha rítmica é um excelente enriquecedor das atividades de Linguagem
Musical.
·
Levar o
próprio aluno a construir instrumentos para a nossa bandinha através de
diversas latas e cabo de vassouras;
·
Apresentar
a bandinha na festa das crianças.
4-
Objetivos Específicos:
·
Desenvolver
a musicalização que há na criança, pois a música faz parte da cultura humana;
·
Conscientizar
a importância da experimentação nesta fase de Brincar com as músicas;
·
Estudar a
criatividade e o espírito crítico;
·
Aprender
as características dos princípios básicos da regência: o preparar, o iniciar, o
terminar, a postura;
·
Chamar a
atenção dos alunos para os ambientes sonoros que os cercam, iniciar com os sons
de fora da escola, depois para os sons de dentro; Levar o aluno a identificar:
Ø Altura
grave (baixo), regular e agudo (alto);
Ø Intensidade
forte, regular e fraco;
Ø Duração
longo,
médio e curto;
Ø Timbre
é a “cor” do som, depende só instrumento que
o produz.
5-
Produto Final: A
criação
de uma bandinha rítmica.
6-
Público Alvo:
Alunos
dos 2º e 3º anos
7-
Postura do Educador:
O que o
professor deve garantir no decorrer do projeto:
–
Incentivar o aluno quando brinca usar sons espontaneamente;
–
Priorizar a criatividade do aluno para que o mesmo não sinta vergonha de se
expressar por meio de sons;
–
Trabalhar a musicalização de maneira lúdica;
– Tomar
cuidado para que os alunos não considerem as aulas de música somente como
divertimento, descontração, o que fará com que eles deixem de aceitar o
direcionamento do professor.
08-
Duração:
Duas semanas
09-
Etapas Previstas:
–
Compartilhar com os alunos o objetivo do projeto;
– Fazer
um levantamento prévio dos conhecimentos que os alunos têm sobre musicalização;
–
Apresentar músicas ( Pintinho piu, Caranguejo não é peixe, O cravo, Terezinha
de Jesus, Fui no Tororó, etc), os instrumentos e observar como os alunos manuseiam e o quanto se
interessam.
–
Desenvolver o senso musical das crianças, sua sensibilidade, expressão, ritmo,
“ouvido musical”, isso é, inserí-la no mundo musical, sonoro;
–
Utilizar a música também para desenvolver e aperfeiçoar outras áreas de
conhecimento como a alfabetização, o raciocínio lógico matemático, a
socialização, entre outras;
–
Trabalhar a melodia e a compreensão da letra;
10-
Cronograma
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ATIVIDADES / PERÍODOS
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28/09
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29/09
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30/09
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01/10
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02/10
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05/10
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07/10
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1
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Elaboração do
projeto
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X
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2
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Apresentação do
projeto aos alunos
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X
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3
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Leitura do Livro Senhor Flautim para identificação de tipos
de instrumento musicais
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X
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4
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Apresentação de uma bandinha
industrializada para definir instrumentos a serem confeccionados
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X
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5
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Recolhimento de sucatas pelos alunos
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X
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6
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Ensaio de cantigas para apresentação
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X
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7
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Confecção da bandinha rítmica
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X
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8
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Apresentação na quadra
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X
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9
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Apresentação final no encerramento da
semana da criança
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X
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10
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11-
Avaliação:
Será
feita ao término de cada etapa, já que se trata de trabalho cheio de
possibilidades, primando pela criticidade, socialização e participação dos
alunos no processo de avaliação
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