domingo, abril 28, 2013

Planejamento para educação de Jovens e Adultos - EJA



Apresentação

Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências,  temores,  saber suas  opiniões, raciocínio ,seus sentimentos e emoções.
                O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.


Linguagens Códigos e suas Tecnologias.
Língua Portuguesa
O objetivo maior da disciplina de Português é propiciar aos educando espaços facilitadores de sua comunicação com as pessoas.
Todos os espaços e atividades tornam-se oportunidades para a comunicação e, portanto, para o estudo da língua portuguesa.
 Objetivos Gerais
  • Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
  • Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.
 Objetivos Específicos
  • Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
  • Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
  • Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
  • Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
  •   Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
  • Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
  •   Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de  leitura.
  •  
  • Habilidades Curriculares
Comunicar-se verbalmente
Usar comunicação não verbal, apoiada por gestos, sinais gravuras ou símbolos
Compreender o que solicitado pelo meio
Desenvolver o pensamento criativo
Atividades/Estratégias
Realizar leitura do mundo: observar as palavras, textos,
rótulos, anúncios, logomarcas, sinais, símbolos que sejam
facilitadores da compreensão das tarefas a serem realizada
Análise do comportamento e da  produtividade da turma
Vivência da comunicação de sentimentos, idéias, pensamentos
Atividades que estimulem a desinibição e o falar em público
 LEITURA E ESCRITA 
  • Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
  • Emprego adequado de letras;
  • Montagem de palavras, sentenças e textos;
  • Identificação de idéias básica do texto;
  • Sílabas, fonemas e grafemos;
  • Produção de textos;
  • Interpretação de texto;
  • Comparação e diferenciação de escritas diversas;
  • Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
  • Identificar poesia, propaganda e textos;
  • Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.
  • Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
  • Relato de filmes, reportagens e causos;
  • Mímica e atividades lúdica;
  • Localização e identificação de rimas;
  • Leitura e análise de texto informativo e poético;
  • Verbalização de opiniões e comentários.
 GRAMÁTICA
  • Ortografia;
  • Partição Silábica;
  • Ordem alfabética;
  • Alfabeto móvel;
  • Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas  ou
  • Palavras etc;
  • Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
  • Quadras e poesias;
  • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbo, artigos, numeral, pronomes,etc.
 METODOLOGIA
  • Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
  • O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
  • Leitura de diversos tipos de textos;
  • A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
  • Textos informativos, expositivos e prescritivos.
  • Ortografia;
  • http://www.pedagogia.com.br/projetos/eja_clip_image001_0002.gif Achar palavras dentro de outra;
  • http://www.pedagogia.com.br/projetos/eja_clip_image001_0003.gif Ilustrar poemas e dramatiza – los;
  • http://www.pedagogia.com.br/projetos/eja_clip_image001_0004.gif  Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
  • http://www.pedagogia.com.br/projetos/eja_clip_image001_0005.gif  O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
  • Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
  • Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
  • Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
  • Distinção entre vogal e consoante.
  • Identificação de versos e estrofes;
  • Localização e identificação de rima;
  • Atividades que envolvam classes de palavras.

Ciências da Natureza e Matemática
Ciências da Natureza

No estudo da natureza, os alunos são estimulados a perceber e valorizar os recursos naturais de que dispõem.
 Objetivos Gerais
  • Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
  • Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.

 Objetivos Específicos
  • Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
  • Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
  • Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
  • Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
  • Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
  • Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
  • Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
  • Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
  • Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
  • Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
  • Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.
Habilidades Curriculares
Manter contato com a natureza
Aprender a lidar com os recursos naturais de forma saudável e cuidadosa
Conhecer o  próprio corpo.
Atividades/Estratégias
Trabalhar com horticultura e jardinagem preparar pequenos canteiros
plantar muda e sementes de plantas medicinas e ornamentais comuns ao ambiente domiciliar
Lidar com pequenos animais
Trabalhar educação sexual ( doenças, gravides, métados contraceptivos)

METODOLOGIA
  • Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
  • Trabalhos com experimentos e pesquisa.

Matemática

A matemática é trabalhada de forma prática.
Objetivos Gerais
Dominar conceitos e procedimentos da matemática  necessários  a sua vida pessoal, social  e profissional.
Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
 Objetivos Específicos
Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
Ler e registrar quantias.
Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
Promover cálculo mental e estimativo.
Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
Estabelecer relações entre as operações.
Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
Trabalhar conjuntos.
Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.
 Habilidades Curriculares
Conceitos de números
 Quantidades
 Contagem,
 Noções de volume,
 Peso,
 Conceitos espaciais, temporais e Monetários
Atividades/ Estratégias
Atividades na cozinha,
Atividades de artes plásticas,
Por meio de vivências com materiais concretos manipulados pelos alunos
Pela compra e venda de produtos das aulas de culinária
Atividades trabalhadas de forma vivenciada e funcional, a fim de lidar com os recursos naturais de forma saudável e cuidadosa
algarismos.

METODOLOGIA
Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;
Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
Utilizar o livro didático com suas atividades.
Utilizar fichas com  numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
por extenso.
Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.

História
Nesta disciplina, a ênfase incide sobre a história de vida de cada educando, história da escola, e história da cidade.

Habilidades Curriculares
Conhecer suas famílias e sua história de vida.
Conhecer os direitos das pessoas com deficiência
Aprender sobre as fases da vida, as características
e necessidades de cada uma com ênfase as
mudanças que ocorrem na adolescência.
Conhecer sobre sua deficiência
Ter consciência de que têm potencialidades e
talentos.
Se perceber como membro de uma família que
também tem uma história

Atividades/ Estratégias
Estudar história da APAE, o que motivou sua criação
 Fazer pesquisas em revistas , internet e outros sobre desenvolvimento humano
Visitar  locais públicos e pontos turísticos
 Construir murais com livros e maquetes com os conhecimentos adquiridos em cada visita


Geografia

A geografia refere-se à noção de ocupação e do conhecimento funcional do espaço utilizado pelos aluno.
Objetivos Gerais
Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
Conhecer a formação do povo brasileiro;
Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.
 Objetivos Específicos
Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórica
Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
 Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.
Habilidades Curriculares
Reconhecer os meios de transportes e saber utilizá-los
Comunicar-se de forma efetiva, para além das atividades escolares.
Conhecer o espaço escolar (suas características e especificidades)
Saber em que bairro se situa a escola
Conhecer os bairros onde moram os alunos e onde fica o centro da cidade
Ter noção de uma cidade, que é progressivamente construída.
Se conhecer-se como membro de uma família que também tem uma história  Perceber, analisar e comparar os diferentes bairros
e tipos de moradias, acidentes geográficos
Conhecer os recursos naturais existentes em cada local visitado
Descobrir espaços turísticos
Atividades/ Estratégias
As atividades para o conhecimento dos espaços são
diversificadas e incluem compra de materiais
Atividades esportivas
Atividades de lazer
 Visitas ás casas dos colegas
 Visita a eventos culturais
Nas atividades comunitárias, os alunos são levados a perceber pontos de referencia que facilitem a sua locomoção pela cidade. As visitas ao centro da cidade incluem ainda o conhecimento e o uso adequado de
locais públicos como igrejas, bancos, lojas, prefeitura,hospitais, postos de saúde, supermercados etc...

METODOLOGIA
Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
Usar o livro didático;
 Uso da biblioteca para pesquisa;

 Avaliação

Definição
Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo de construção de conhecimento do aluno, para ajudá-lo a superar obstáculos.
A avaliação do aproveitamento escolar precisa ser praticada com uma atribuição de qualidade dos resultados da aprendizagem e
percebida como um ato dinâmico.
A avaliação deve ser:

Contínua/ Permanente: simultânea ao processo de ensino e aprendizagem.

Baseada em inúmeras fontes: para obtenção de informações sobre o desempenho dos alunos.

Realimentativa: fornecer pistas para corrigir estratégias de ensino e aprendizagem.

Cumulativa: parte do processo de acomodação e assimilação.

26 comentários:

  1. Você é muito inteligente!!!!!!!!!!!!!! Belo planejamento

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, você é ótima, exatamente por esta perspectiva de ensino que eu trabalhei por 2 anos com EJA, e estou me preparando pra voltar depois de 8 anos. Seu material vai me auxiliar muito. Obrigada. Eliana Rodrigues, Olinda-Pe

    ResponderExcluir
  3. lindíssima, amei sua abordagem. Iniciei este ano com EJA I, será uma nova experiência para mim.
    Como faço para conversar com você mais vezes?
    Um abraço fraterno, obrigada!
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, você é demais, pois nos auxilia muito com o seu trabalho, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Valeu muito, me ajudou bastante. bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ajudou bastante, obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, muito objetivo, me ajudou muitoooo , Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Seu material me ajudou bastante, você está de parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eliete, partilho dos mesmos sonhos e expectativas mencionadas. Utilizarei o material como apoio pedagógico nos planejamentos com os educadores da EJA, no qual coordeno. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu trabalho me foi útil ! está de parabéns bom plano !

    ResponderExcluir
  11. Olha Eliane aprendi muito com vc hj MUITO OBRIGADO .

    ResponderExcluir
  12. Obrigada me ajudou muito tinha dúvidas em algumas disciplinas beijos,

    ResponderExcluir
  13. só faltou vc postar a Fonte de onde copiou este
    belo planejamento.
    http://www.pedagogia.com.br/projetos/eja.php
    nada contra, só acho legal constar pois devemos reconhecer o trabalho e esforço que colegas fazem por uma boa educação para o povo que já está tão explorado e manipulado!!!!
    o Blog tá show!!!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Professora, você é uma pessoa que faz a diferença, meu nome é Itair Medeiros sou professor de Educação Física e gosto de me aprofundar no conhecimento, obrigado pelo seu empenho.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Professora, você é uma pessoa que faz a diferença, meu nome é Itair Medeiros sou professor de Educação Física e gosto de me aprofundar no conhecimento, obrigado pelo seu empenho.

    ResponderExcluir
  16. É um planejamento bem elaborado, com metas e ações bem definidas, porém sugiro que elaborem por estágio: I, II, III para dar mais segurança ao trabalho pedagógico do professor.

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu planejamento! É semestral ou anual?

    ResponderExcluir
  18. Tô precisando muito aprender a montar um planejamento. E esse aqui me abriu a mente. Obrigado autora muito bom seu plano...

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, gostaria que me indicasse links onde eu possa encontrar atividades lúdicas, e geral para o EJA segmento I, 4º e 5º anos. Obrigada! bjss nel_niel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Meu nome é Gizele Machado e amanhã começo a lecionar na EJA, alfabetização e consolidação. Parabéns pelo seu trabalho e pelo compartilhamento generosos, me ajudou muito. Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Manoel Araújo, Parabnes são tantas pura quallidades em seus planos e atividades complementares

    ResponderExcluir