Apresentação
Aqui serão apresentadas as formas
como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses,
experiências, temores, saber suas
opiniões, raciocínio ,seus sentimentos e emoções.
O planejamento será distribuído
por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo
necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a
globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.
Linguagens
Códigos e suas Tecnologias.
Língua Portuguesa
O objetivo maior da disciplina de Português é propiciar aos educando
espaços facilitadores de sua comunicação com as pessoas.
Todos os espaços e atividades tornam-se oportunidades para a
comunicação e, portanto, para o estudo da língua portuguesa.
Objetivos
Gerais
- Criar condições
para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua
capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às
diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos
expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e
escrita.
- Fortalecer nos
jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo
o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.
Objetivos
Específicos
- Inserir o jovem
e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu
conhecimento.
- Alfabetizar
priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global,
silábico etc.)
- Trabalhar a
expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com
clareza.
- Desenvolver
capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e
desenvolvendo capacidades de uso diário como:
- Saber
fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
- Conhecer e
distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
- Trabalhar
diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de
leitura.
- Habilidades Curriculares
Comunicar-se verbalmente
Usar comunicação não verbal, apoiada por gestos, sinais gravuras ou
símbolos
Compreender o que solicitado pelo meio
Desenvolver o pensamento criativo
Atividades/Estratégias
Realizar leitura do mundo: observar as
palavras, textos,
rótulos, anúncios, logomarcas, sinais,
símbolos que sejam
facilitadores da compreensão das tarefas a
serem realizada
Análise do comportamento e da produtividade da turma
Vivência da comunicação de sentimentos,
idéias, pensamentos
Atividades que estimulem a desinibição e o falar em público
LEITURA E ESCRITA
- Alfabeto
maiúsculo e minúsculo;
- Emprego adequado
de letras;
- Montagem de
palavras, sentenças e textos;
- Identificação de
idéias básica do texto;
- Sílabas, fonemas
e grafemos;
- Produção de textos;
- Interpretação de
texto;
- Comparação e
diferenciação de escritas diversas;
- Exploração de
material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
- Identificar
poesia, propaganda e textos;
- Produzir
pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E
NÃO – VERBAL.
- Relato de
histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos
(informativos publicitários e poéticos);
- Relato de
filmes, reportagens e causos;
- Mímica e
atividades lúdica;
- Localização e
identificação de rimas;
- Leitura e
análise de texto informativo e poético;
- Verbalização de
opiniões e comentários.
GRAMÁTICA
- Ortografia;
- Partição
Silábica;
- Ordem
alfabética;
- Alfabeto móvel;
- Jogos:
caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas
ou
- Palavras etc;
- Pesquisa de
palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
- Quadras e
poesias;
- Classes de
palavras: substantivos, adjetivos, verbo, artigos, numeral, pronomes,etc.
METODOLOGIA
- Trabalhar o
alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
- O aluno deverá
montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto
móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou
interiorização da escrita convencional;
- Leitura de
diversos tipos de textos;
- A leitura de
rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de
produtos para conscientização das letras;
- Textos
informativos, expositivos e prescritivos.
- Ortografia;
- Achar
palavras dentro de outra;
- Ilustrar
poemas e dramatiza – los;
- Ensinar
sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
- O
trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
- Leitura
silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
- Debate conversa
informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
- Palavras
formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
- Distinção entre
vogal e consoante.
- Identificação de
versos e estrofes;
- Localização e
identificação de rima;
- Atividades que
envolvam classes de palavras.
Ciências da Natureza e Matemática
Ciências da
Natureza
No estudo da natureza, os alunos são estimulados a perceber e
valorizar os recursos naturais de que dispõem.
Objetivos Gerais
- Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos,
corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos,
doenças sexualmente transmissíveis.
- Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição,
formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema
reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório,
digestivo, glandular e nervoso.
Objetivos Específicos
- Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções
do movimento de translação e a força da gravidade.
- Compreender a importância da preservação da água do ar e solo,
entendendo como forma de sobrevivência humana.
- Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da
planta, a importância das plantas.
- Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular,
sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
- Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou
calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
- Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma,
espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
- Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
- Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material
reciclável.
- Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção,
seguranças no trabalho, primeiros socorros.
- Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e
fumar, as doenças que causam as drogas..
- Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e
sistema nervoso.
Habilidades Curriculares
Manter contato com a natureza
Aprender a lidar com os recursos naturais
de forma saudável e cuidadosa
Conhecer o
próprio corpo.
Atividades/Estratégias
Trabalhar com horticultura e jardinagem preparar pequenos
canteiros
plantar muda e sementes de plantas
medicinas e ornamentais comuns ao ambiente domiciliar
Lidar com pequenos animais
Trabalhar educação sexual ( doenças, gravides, métados contraceptivos)
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes,
debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
- Trabalhos com experimentos e pesquisa.
Matemática
A matemática é trabalhada de forma prática.
Objetivos Gerais
Dominar conceitos e procedimentos da
matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
Fazer uso da matemática em situações
de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
Objetivos
Específicos
Trabalhar a importância da matemática para
solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
Ler e registrar quantias.
Realizar troco em situações reais, usando o processo
aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
Efetuar operações cujos termos são quantias em
dinheiro.
Reconhecer o valor social das unidades de medidas
padronizadas e utiliza – las adequadamente.
Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por
extenso e algarismos.
Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
Utilizar os números pares e ímpares; sabendo
distingui – los.
Promover cálculo mental e estimativo.
Familiarizar com formas e propriedades geométricas
simples.
Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de
numeração decimal
Estabelecer relações entre as operações.
Ler, interpretar e escrever as
unidades de medidas.
Trabalhar conjuntos.
Promover atividades que envolva o
sistema monetário brasileiro.
Habilidades
Curriculares
Conceitos de números
Quantidades
Contagem,
Noções de volume,
Peso,
Conceitos
espaciais, temporais e Monetários
Atividades/
Estratégias
Atividades na cozinha,
Atividades de artes plásticas,
Por meio de vivências com materiais
concretos manipulados pelos alunos
Pela compra e venda de produtos das aulas
de culinária
Atividades trabalhadas de forma vivenciada
e funcional, a fim de lidar com os recursos naturais de forma saudável e
cuidadosa
algarismos.
METODOLOGIA
Escrevendo os números em ordem
crescente e decrescente;
Utilização do número (aspecto
funcional) em situações do cotidiano;
Resolução de problemas que envolvam
as quatro operações;
Trabalhar com cálculos com o conhecimento
que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos
alunos;
Incentivar a criação de novos
procedimentos pessoais de cálculo;
Usar jogos, revistas, fichas,
atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
Usar calendário para fixação de
numerais, meses e ano;
Usar dobraduras e outras artes para
a aprendizagem da geometria;
Utilizar o livro didático com suas
atividades.
Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em
números e
por extenso.
Trabalhar com outras formas de
fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar
etc.
História
Nesta disciplina, a ênfase incide sobre a história de vida de cada
educando, história da escola, e história da cidade.
Habilidades
Curriculares
Conhecer suas famílias e sua história de
vida.
Conhecer os direitos das pessoas com
deficiência
Aprender sobre as fases da vida, as
características
e necessidades de cada uma com ênfase as
mudanças que ocorrem na adolescência.
Conhecer sobre sua deficiência
Ter consciência de que têm potencialidades
e
talentos.
Se perceber como membro de uma família que
também tem uma história
Atividades/
Estratégias
Estudar história da APAE, o que motivou
sua criação
Fazer pesquisas em revistas , internet e outros
sobre desenvolvimento humano
Visitar locais públicos e pontos turísticos
Construir murais com livros e maquetes com os
conhecimentos adquiridos em cada visita
Geografia
A geografia refere-se à noção de ocupação e do conhecimento funcional
do espaço utilizado pelos aluno.
Objetivos Gerais
Identificar as diferenças entre o
Urbano e o Rural;
Conhecer e distinguir a história e a
geografia do município, do estado e do país;
Construir conceitos de cidadania a
partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e
meio ambiente;
Conhecer a formação do povo
brasileiro;
Entender as leis, como: Leis
trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.
Objetivos Específicos
Conhecer a trajetória política
brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
Identificar os vários momentos pelos
quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
Conhecer e identificar as
características de lugar em que vivem;
Conhecer a formação de um bairro
como espaço geográfico e histórica
Refletir e entender os problemas
relativos ao trabalho individual e o coletivo;
Preocupar – se com os problemas sociais e
procurar melhora – los;
Entender e saber utilizar os meios
de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
Conhecer e identificar o Brasil e
suas regiões;
Ter noções do relevo do Brasil,
clima e vegetação.
Habilidades
Curriculares
Reconhecer os meios de transportes e saber
utilizá-los
Comunicar-se de forma efetiva, para além
das atividades escolares.
Conhecer o espaço escolar (suas
características e especificidades)
Saber em que bairro se situa a escola
Conhecer os bairros onde moram os alunos e
onde fica o centro da cidade
Ter noção de uma cidade, que é progressivamente
construída.
Se conhecer-se como membro de uma família
que também tem uma história Perceber, analisar e
comparar os diferentes bairros
e tipos de moradias, acidentes geográficos
Conhecer os recursos naturais existentes
em cada local visitado
Descobrir espaços turísticos
Atividades/
Estratégias
As atividades para o conhecimento dos espaços são
diversificadas e incluem compra de materiais
Atividades esportivas
Atividades de lazer
Visitas ás casas dos colegas
Visita a eventos culturais
Nas atividades comunitárias, os alunos são
levados a perceber pontos de referencia que facilitem a sua locomoção pela
cidade. As visitas ao centro da cidade incluem ainda o conhecimento e o uso
adequado de
locais públicos como igrejas, bancos,
lojas, prefeitura,hospitais, postos de saúde, supermercados etc...
METODOLOGIA
Usar em sala de aula: mapas, Atlas e
globo terrestre;
Trabalhos com informação através de:
revistas, jornais, informática e leis;
Usar o
livro didático;
Uso da biblioteca para pesquisa;
Avaliação
Definição
Avaliar é ser
capaz de acompanhar o processo de construção de conhecimento do aluno, para
ajudá-lo a superar obstáculos.
A avaliação do
aproveitamento escolar precisa ser praticada com uma atribuição de qualidade
dos resultados da aprendizagem e
percebida como
um ato dinâmico.
A avaliação
deve ser:
Contínua/
Permanente: simultânea
ao processo de ensino e aprendizagem.
Baseada em
inúmeras fontes: para obtenção de informações sobre o desempenho dos alunos.
Realimentativa: fornecer pistas para
corrigir estratégias de ensino e aprendizagem.
Cumulativa: parte do processo de
acomodação e assimilação.
Você é muito inteligente!!!!!!!!!!!!!! Belo planejamento
ResponderExcluirParabéns, você é ótima, exatamente por esta perspectiva de ensino que eu trabalhei por 2 anos com EJA, e estou me preparando pra voltar depois de 8 anos. Seu material vai me auxiliar muito. Obrigada. Eliana Rodrigues, Olinda-Pe
ResponderExcluirParabéns!!!! adorei.
ResponderExcluirlindíssima, amei sua abordagem. Iniciei este ano com EJA I, será uma nova experiência para mim.
ResponderExcluirComo faço para conversar com você mais vezes?
Um abraço fraterno, obrigada!
Luciana
Parabéns, você é demais, pois nos auxilia muito com o seu trabalho, obrigada.
ResponderExcluirValeu muito, me ajudou bastante. bjs.
ResponderExcluirAjudou bastante, obrigada.
ResponderExcluirParabéns, muito objetivo, me ajudou muitoooo , Obrigada.
ResponderExcluirSeu material me ajudou bastante, você está de parabéns! Beijos!
ResponderExcluirEliete, partilho dos mesmos sonhos e expectativas mencionadas. Utilizarei o material como apoio pedagógico nos planejamentos com os educadores da EJA, no qual coordeno. Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom seu trabalho me foi útil ! está de parabéns bom plano !
ResponderExcluirOlha Eliane aprendi muito com vc hj MUITO OBRIGADO .
ResponderExcluirObrigada me ajudou muito tinha dúvidas em algumas disciplinas beijos,
ResponderExcluirPARABÉNSS
ResponderExcluirAmei o planejamento, parabéns
ResponderExcluirUma benção seu trabalho.
ResponderExcluirsó faltou vc postar a Fonte de onde copiou este
ResponderExcluirbelo planejamento.
http://www.pedagogia.com.br/projetos/eja.php
nada contra, só acho legal constar pois devemos reconhecer o trabalho e esforço que colegas fazem por uma boa educação para o povo que já está tão explorado e manipulado!!!!
o Blog tá show!!!!
Parabéns Professora, você é uma pessoa que faz a diferença, meu nome é Itair Medeiros sou professor de Educação Física e gosto de me aprofundar no conhecimento, obrigado pelo seu empenho.
ResponderExcluirParabéns Professora, você é uma pessoa que faz a diferença, meu nome é Itair Medeiros sou professor de Educação Física e gosto de me aprofundar no conhecimento, obrigado pelo seu empenho.
ResponderExcluirEXCELENTE... ME AJUDOU MUITO OBRIGADO
ResponderExcluirÉ um planejamento bem elaborado, com metas e ações bem definidas, porém sugiro que elaborem por estágio: I, II, III para dar mais segurança ao trabalho pedagógico do professor.
ResponderExcluirAdorei seu planejamento! É semestral ou anual?
ResponderExcluirTô precisando muito aprender a montar um planejamento. E esse aqui me abriu a mente. Obrigado autora muito bom seu plano...
ResponderExcluirParabéns, gostaria que me indicasse links onde eu possa encontrar atividades lúdicas, e geral para o EJA segmento I, 4º e 5º anos. Obrigada! bjss nel_niel@hotmail.com
ResponderExcluirMeu nome é Gizele Machado e amanhã começo a lecionar na EJA, alfabetização e consolidação. Parabéns pelo seu trabalho e pelo compartilhamento generosos, me ajudou muito. Abraço.
ResponderExcluirManoel Araújo, Parabnes são tantas pura quallidades em seus planos e atividades complementares
ResponderExcluir